Conheça melhor o Ciclo de Estudos com Questões, a nossa metodologia utilizada na Plataforma

Medição (Testes)

Resolver questões é o primeiro passo, denominado de medição (do conhecimento, ou melhor, do desconhecimento).

Idealmente são selecionadas e resolvidas baterias de 5 a 20 questões por matéria, normalmente questões de provas anteriores ou baseadas nestas questões.

Embora os alunos fiquem felizes quando tem um bom desempenho, e este desempenho possa ter um efeito motivador, nesta fase o que se pretende determinar é o que o aluno NÃO sabe. Assim, o aluno poderá focar o estudo em busca de aprendizado direcionado.

Análise (Correção)

Depois de resolver as questões, está na hora de analisar os resultados, certamente a hora mais crítica do Ciclo.

Muito mais que ver a sua “nota”, devem ser observados/selecionados os assuntos das questões que foram respondidas de forma errada, e verificar se estes devem ser revisados.

Feedback (Planejamento)

Nesta fase deve ser feito um planejamento de estudo dos assuntos com resultado insuficiente e posteriormente executar este planejamento.

Esta é a parte mais trabalhosa e importante, e é efetivamente aqui que o aluno vai aprender as partes da matéria que ainda não sabe. É a parte que geralmente é considerada como “estudar”, por meio de leitura do material, aulas, etc.

Muita gente só fica nesta fase, sem se testar nem analisar os resultados dos testes – em nossa opinião é o mesmo que dirigir com os olhos fechados, pois quase sempre acaba em desastre!

Sem dúvida dá para aplicar em si mesmo o Ciclo de Estudos com Questões, mas dá um enorme trabalho:

A prova da OAB tem 17 matérias. Mesmo que se faça apenas dois ciclos de quinze questões para cada matéria por mês, estamos falando de 510 exercícios, com 34 análises a serem feitas manualmente.

Se considerarmos que para construir e analisar cada uma destas baterias leve 10 minutos, temos um tempo total de 340 minutos, ou quase 6 horas de tempo perdido por mês com tarefas “burocráticas” (tempo que pode ser melhor otimizado para seus estudos)!

Isso para 510 exercícios por mês, 120 por semana, o que denota uma carga de exercícios semanal mínima!

Lembrem-se que no dia da prova vocês terão que responder 80 (OITENTA) questões.